terça-feira, 4 de janeiro de 2011

I'm back! E com um post enorme!

Pois é, sumi... mas, cá estou, pronta pra começar um novo ano, com muitas descobertas culinárias e mais receitas fáceis pra alegrar nossas vidas!!

Meu fim de ano foi tranqüilo, nada de festas de arromba, mas estive cercada de pessoas queridas e passei momentos muito agradáveis. No natal rolou só um jantarzinho romântico com o namor, já que a família toda tá longe!

Decoração reciclada! Usei a casca do ovo do musse como vasinho. Ele tava apoiado em um biscoito de natal (gingerbread) que não deu muito certo! O pinheirinho do fundo também foi home-made. Feito de feltro grosso, costurado à mão e enfeitado com pedrinhas coladas. 

O menu da night foi:
Entrada
Pra ele:
- Torradinhas com Fois-gras (patê de fígado de pato, a melhor das melhores das especialidades francesas)
Pra mim:
- Torradinhas (pão Dukan) com ovos de peixe (caviar genérico!) e salmão defumado no calor (diliça!)

Prato Principal
- Coxa de peru com legumes (essa receita ai em baixo), preparada na panela de ferro, cozida por 2h no forno. A carne fica super macia, os pedaços derretem na boca! To apaixonada por esse tipo de preparação. Ainda mais que agora eu tenho panelinhas novas da Le Creuset (O top das panelas de ferro. O próximo post vai ser sobre isso.)

Sobremesa
- Musse de chocolate diet! ... não tem foto! Não deu tempo de tirar! Mas vou refazer a receita uma hora dessas e coloco aqui.


No ano novo fomos à Marselha, no sul da França, na casa de uns amigos do namor. É inacreditável a diferença de temperatura daqui! No sábado, primeiro dia do ano, tava fazendo um dia lindo! Um sol tão gostoso e um calorzinho de 26°C. Nem acreditei! Depois de 2 meses sem ver essa luz toda, tava mais do que feliz de poder colocar óculos de sol de novo!!!
Passamos a virada na casa de um casal super gente boa. Ela é cozinheira de mão cheia! Acabei não resistindo à tentação e comi um petit-gâteau maravilhoso! Agora to pagando as conseqüências e seguindo direitinho meu famoso regime (-8kg até agora).


Mas, vamos à receita, né?
Parece difícil, porque tem bastante ingredientes, mas é bem fácil! Leia tudo até o fim que você vai ver! É só colocar tudo na panela e enfiar no forno por 2h!
Dá pra substituir o peru por coelho (fica uma delicia) ou por carneiro.

Coxa de Peru com legumes  (pra 4 pessoas)

A foto ta bem tosca, eu sei... mas a fome tava grande! Passei 2h sentindo o cheirinho do prato cozinhando! Prometo que vou me aplicar mais nas fotos daqui pra frente!
Ingredientes
1 coxa de peru bem grande
1 pimentao vermelho
1 cebola grande
2 alhos poro
300 g de champignon de paris fresco (ou 1 vidro grande de champignon em conserva)
1 lata de tomate em conserva (inteiro, não purê)
250 ml de vinho branco
temperos: sal, pimenta, alecrim

Preparo
Aqueça o forno à temperatura média (180 / 220°C). Unte a panela de ferro com azeite e aqueça.
Corte a carne em pedaços médios e doure na panela de ferro já quente. Acrescente a cebola e o alho poro, os champignons e os pimentões fatiados. Despeje a lata de tomates por cima de tudo, tempere e coloque os ramos de alecrim. Misture, pra que os ingredientes estejam bem repartidos. Regue com o vinho, tampe e coloque pra no forno por 2h.
Et voilà!
Tá pronto!

Dá pra servir acompanhado de arroz ou de couscous marroquino.
Eu não acompanhei com nada, porque tinha bastante legumes.



Um comentário:

  1. aiai, me lembrou aquele jantarzinho do ano retrasado...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails