terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aumentando a família


No post anterior eu comentei que tenho panelas novas, da Le Creuset. Confesso que só descobri a marca ano passado, mas uma vez que você sabe o que é, não tem como ficar sem! 
A Le Creuset é uma marca mundialmente conhecida especializada em panelas esmaltadas de ferro fundido. Eles são referência de utensílios desse tipo na alta gastronomia francesa. 
A marca foi criada em 1925 por dois artesãos belgas, na cidade de Fresnoy-le-Grand, na França e hoje é distribuída no mundo todo. 

O único problema é que qualidade tem preço! Essas panelinhas custam os olhos da cara! Mas em compensação, são garantidas pra vida toda! (menos se você deixá-la cair, obvio!) 

Fuçando no site da marca, descobri que tem uma loja de fabrica não muito longe daqui e por acaso, ela fica no meio do caminho do trajeto Genebra – Marselha! Como eu já disse, fomos passar o ano novo na casa de uns amigos lá no sul da França e umas semanas antes de sair eu já fui fazendo a cabeça do namorado pra gente parar na tal loja pra dar uma olhadinha no que eles tinham de interessante. 

Vale dizer que o namor gostou tanto dos pratos que fiz usando minha panela de ferro vagabundinha que não foi tão difícil assim convencê-lo que uma Le Creuset seria um ótimo investimento. 

Sinceramente, essa loja foi uma das minhas melhores descobertas! As lojas de fábrica já têm por princípio vender coisas à preço mais barato que em lojas normais, certo? Então, quando fomos lá, o natal já tinha passado e as promoções pra eliminar o estoque ainda estavam rolando!!! Imagina a minha alegria! 1 panela com 20% de desconto, 2 panelas com 40% e 3 com 60%! Sim, eu disse 60% de desconto! Fim das contas, saímos da loja com essas três panelas da foto. Mas as minhas são todas azuis! Lindaasss! 

E está enganado quem pensa que a gente quase não usa panela de ferro pra cozinhar. Eu praticamente parei de usar as panelas normais desde que compramos essas. 

A primeira da foto, é uma “frigigrelha” e a gente usa quase todo dia, com vários tipos de carne diferentes. 
A segunda, é uma panela tradicional, a chamada Cocotte. Ainda não inaugurei a minha, mas não vejo a hora! 
E a terceira, é uma panela multifunção, a tampa também é uma frigideira. E como ela é pequena (∅ 22 cm), uso pra tudo! 

Todas elas (menos as que tem cabo e botão de tampa de madeira ou plástico) podem ser colocadas no forno em temperaturas super elevadas e por bastante tempo. Ideal pra fazer um frango assado, que precisa ficar 2h no forno, por exemplo (ou como o peru que fiz pro natal). 

Se você está na duvida se investe ou não numa delas, não hesite mais! Você vai fazer pratos deliciosos e na maioria simples! E se você cuidar bem delas, poderá deixar as panelas de herança pros seus netos! 

Pra saber como é feita uma panela Le Creuset, veja esse videozinho da marca: 




E podem deixar que, assim que eu inaugurar a grande, coloco aqui o dossiê completo, com fotos e receita! 



Paz, amor e muita comida boa pra todo mundo!!! 




0 garfada(s):

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails