quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Da série “descobertas”


Assim como a maioria das pessoas, eu não nasci gostando de legumes! Foi só lá pelos meus 15 anos que eu comecei à me interessar pela coisa, graças aos Yaksobas deliciosos feitos todo domingo pelo pessoal da Igreja Holiness, que ficava do ladinho da minha casa. Eles faziam isso pra arrecadar fundos pra construção da igreja mas acho que o negocio deu tão certo que eles não pararam mais! O cheiro era tão bom que foi impossível não experimentar e obviamente, me apaixonar!

Mas, o post de hoje não é sobre Yaksoba nem sobre a Igreja Holiness (e não, eu não faço parte dessa igreja). Hoje eu quero falar de beringela. Esse legume de casca roxa foi por muito tempo o meu maior inimigo na cozinha. A cor, a textura, o cheiro, tudo me irritava! Mas depois de uma viagem à Itália, onde eu pedi sem querer uma porção de beringela grelhada achando que era abobrinha, a minha opinião mudou. Nesse dia eu me senti obrigada à comer o prato que eu pedi… até porque a cara estava maravilhosa! Bom, não foi amor à primeira vista, mas eu passei à entender as pessoas que gostam desse legume. Como ele não é nada calórico, comecei também à comprar pra preparar em casa. Depois de muita pesquisa e varias receitas que deram errado, cheguei à conclusão que a melhor maneira de comer beringela é grelhada. Ou na frigideira, com uma gotinha de azeite ou no forno, como essa ai em baixo.

Prontos pra receita?


Beringela “grelhada” (não tem grelha na receita, então achei melhor pôr entre aspas!)



Ingredientes:
1 beringela grande
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (café) de curry
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta
1 alho amassado
orégano
gergelim

Preparo:
Pré-aqueça o forno à 220°C.
Corte a beringela em fatias de mais ou menos 0,5 cm e disponha sobre uma forma (aquela placa do forno) coberta com papel manteiga ou untada.
Em um recipiente misture o azeite com o curry, o sal, a pimenta, o alho e o orégano.
Com um pincel (ou com um guardanapo, ou com os dedos, ou com uma colher…) espalhe o azeite temperado sobre as fatias.
Polvilhe o gergelim por cima de tudo.
Coloque no forno por 15 minutos (ou até dourar)

Conselho pra servir:
Eu comi assim mesmo, como se fosse chips (mas elas não ficam crocantes, ok?), mas da pra servir como acompanhamento pra alguma carne, regando com um pouco de molho, pra não ficar muito seco.



Pra quem ainda assim não tem coragem de experimentar a beringela, olha, só tenho uma coisa pra dizer: se você não tentar, vai morrer sem saber que gosto tem… e seria realmente uma pena!


Um comentário:

  1. Eu gosto muito de berinjela. Voce já experimentou a Caponata? É uma delícia para comer com torradas ou como salada mesmo.
    Vou te mandar a receita.
    Beijo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails