segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Como faz? Cortando cebola sem chorar

Um comentário:

  1. Chico Gouveia08/11/2010 11:49

    PORQUE CHORAMOS E
    COMO CHORAR MENOS

    Quando as cebolas são cortadas, as suas células são quebradas. As células das cebolas têm duas seções, uma com enzimas chamadas alinases e outra com sulfuretos(sulfóxidos de aminoácidos).
    As enzimas decompõem os sulfuretos produzindo ácido sulfênico. O ácido sulfênico é instável e decompõe-se num gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido. O gás dissipa-se pelo ar e eventualmente chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico e sulfídrico. O ácido sulfúrico irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder.
    Em resposta a esta irritação, as glândulas lacrimais entram em ação para diluir e lavar a irritação. O CHORO.
    são estes compostos voláteis que dão o sabor característico à cebola, e o aroma agradável quando cozinhada. Para reduzir a libertação do gás. Molhar as mãos e a cebola antes de a cortar vai reduzir o efeito do gás, porquanto algum gás vai reagir com a água das mãos ou da cebola (e não com a umidade dos seus olhos). Também ajuda respirar profundamente pela boca, uma vez que grande parte do gás será inalado e menos ficará disponível para reagir com os olhos. Uma faca bem afiada danifica menos células da cebola, libertando-se menos gás,logo menos irritação.
    Cebolas frias tiradas da geladeira provocarão menos irritação uma vez que as baixas temperaturas inibem a difusão das enzimas e do gás. Outras pessoas preferem esfriar a faca por 2 minutos na geladeira antes de cortar as cebolas para diminuir as lágrimas.

    Inté
    Chico Gouveia

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails