sábado, 14 de agosto de 2010

Limoni di amalfi cotti al forno

Jamie Oliver é "O" cara! 
Essa semana me dei de presente um livro dele que chama A Itália de Jamie, recheado de receitas maravilhosas baseadas em receitas típicas italianas. 
Essa aí abaixo eu tirei do livro, mas acabei tendo que adaptar porque não tinha as folhas de manjericão frescas em casa, entao usei o tempero desidratado mesmo. Mas ainda assim ficou uma delícia!
Confiram:





Limões de Amalfi no forno (duas pessoas)



2 grandes limões (desses amarelos, tipo esse)
1 ou 2 bolas de mozzarella di buffala
4 folhas de manjericão (basílico) fresco
2 filés de anchova
2 tomates-cereja maduros
sal e pimenta do reino, de preferência moída na hora


Preparo:
Pré-aqueça o forno à 220 °C. Retire as extremidades dos limões (e reaproveite espremendo-as num copo com água e gelo! delicia! hehehe), corte o resto do limão em dois, fazendo duas fatias largas (de 2,5 cm, mais ou menos) e com uma faca, retire a polpa, obtendo dois "anéis" com a casca do limão.
Coloque os "anéis" em cima de uma folha de limoeiro (receita original) ou em uma folha de papel sulforizado, desses que vão ao forno (a mozzarella vai derreter e se vc nao colocar nada embaixo ou simplesmente uma forma de ferro, ela vai grudar e sua receita vira uma catástrofe!).
Em seguida, comece o recheio colocando uma fatia fina de mozzarella, preenchendo bem o fundo do limão, coloque uma folha de manjericão (ou polvilhe com o tempero desidratado), acrescente meio filé de anchova e meio tomate-cereja (acho melhor tirar a polpa do tomate, eu não fiz isso na minha então no fim do cozimento, tinha uma poça de líquido embaixo dos limões) e tempere com um pouco de sal e pimenta. Mas não ponha muito sal porque os filés de anchova já são bem salgadinhos...
E por fim, cubra com mais uma fatia de mozzarella, preenchendo totalmente seus "anéis de limão".
Coloque tudo no forno quente e deixe assar de 10 à 15 min, ou até que o queijo esteja dourado.

Deixe esfriar um pouco antes de servir... tomate quente e mozzarella quente são ótimos pra queimar a língua!
Você pode servir como entrada ou como acompanhamento pra uma salada, como eu fiz. Segundo o Jamie Oliver, o ideal é servir com fatias de pão torrado. Pra comer, você tira a mozzarella de dentro dos limões e coloca ela em cima da torrrada.



Nota do Jamie sobre o limão:
"Resumindo, o objetivo é de aromatizar a mozzarella (...) pra que ela absorva esse delicioso sabor enquanto durante o cozimento" 

Delícia, né? E nem se quer usamos azeite! (tirando o que já vinha nas anchovas!)




Em breve colocarei outras receitas do livro!
Para aqueles que estão esperando por receitas de carne, peço um pouquinho de paciência! Eu mesma não sou nem um pouco carnívora, então pedi ao nosso amigo Chef Chico pra mandar uma receitinha especial procês! ;)



Bon appétit,
Bru

Um comentário:

  1. Só de olhar dá água na boca. Esse limão é o siciliano. Eu gosto de colocar raspas dele na hora de comer um peixe grelhado. Dá um toque todo especial.
    Beijão

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails