terça-feira, 22 de junho de 2010

"Mas pra quê tantos talheres?" - Capitulo I

Acontece com todo mundo!
Almoço de trabalho, jantar romântico ou simplesmente vontade de fazer um jantarzinho especial em casa... sempre chega a hora crucial em que a grande dúvida aparece: Como arrumar a mesa.
Eu sempre fico perdidinha quando vou à um restaurante mais chiquetê e eles têm 3 garfos de um lado, 3 facas de outro e 3 taças de tamanhos diferentes. 
Para acabar com a dúvida, resolvi fazer uma pesquisa e entender de uma vez por todas como é que isso funciona. Descobri finalmente que é tudo uma questão de logica! Não precisamos ter medo!


A regra de etiqueta (quem inventou isso???) é que utilizamos o garfo com a mão esquerda, faca e colher com a direita, por isso os garfos sempre ficam à esquerda do prato e as facas e colher do lado direito (com a lâmina na direção do prato).





"Mas pra quê tantos talheres?"
Cada talher corresponde à um prato que sera servido. (Entrada + prato principal - sopa, peixe ou outra coisa + sobremesa...)
Eles são colocados nessa posiçao pra "facilitar" o acesso na hora de comer. Os correspondentes ao primeiro prato são colocados no exterior e assim por diante.
As colherinhas e garfinhos pra sobremsa são colocados entre o prato e os copos, mas se eles não são insipensáveis na hora da refeição e serão usados somente no café ou sobremesa, é melhor trazê-los so quando eles forem ser utilizados.


Tá, mas e o garfo? 
Pra cima ou pra baixo?
O sentido dos garfos depende... dos seus garfos!
Na França, os talheres tradicionais têm um brasão gravado no lado de traz (exterior) do garfo e como a intensão é que eles sejam vistos, os garfos devem então ser colocados com as pontas pra baixo.
Já na Inglaterra, o costume é diferente: os brasões são gravados no interior do garfo, portanto, garfinhos com as pontinhas pra ciminha! :-)
Se o seu talher não tem brasão nem dentro nem fora, é você quem decide em que sentido as pontas vão ser colocadas. Pouco importa como você coloca, só não esqueça que TODOS os garfos devem ser colocados do mesmo jeito.




E o descanso pra talheres, vai aonde?
Se você estiver fazendo uma recepção mais formal, é melhor deixá-los no seu armario. Os descansos pra talheres são destinados à refeições mais conviviais, entre amigos ou família, simplesmente porque se você os põe à mesa isso significa que seus convidados devem usar os mesmos talheres durante todo o jantar/almoço. 
Resumindo: ou você coloca um conjunto de talheres pra cada prato ou você coloca um descanso pra talheres. E se você optar por coloca-los à mesa, não coloque a faca em cima dele, mas sim ao lado.


Pratos
Obviamente, eles são colocados no meio dos talheres!
Você pode usar um prato de apresentação, eles são geralmente bem planos e sobretudo decorativos (combinando com o serviço de mesa: toalha, guardanapos, talheres...) e são colocados em baixo do prato raso.
O prato fundo (ou pirex) é usado pras sopas e pra outros produtos liquidos. Ele é colocado em cima de um prato raso e os dois são retirados ao mesmo tempo, assim que o prato é consumido.
Alguns restaurantes colocam um prato à pão, à esquerda do convidado, acima dos garfos.


----------------------




Bom, a sequência do "Curso de etiqueta" vai ficar pra outro dia, senao o post fica muito longo e ninguém lê!






Criticas, duvidas ou sugestoes, tratar aqui





2 comentários:

  1. Super legal voce escrever sobre esse assunto. Isso confunde muita gente e voce escreveu de uma maneira muito clara. Eu tenho um material bom sobre isso que aprendi no meu curso de gastronomia. Beijo

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante compartilhar receitas e sugestões pelo mundo afora. Antes de preparar um prato sempre vou dar uma olhada nesse blog para ver se tem sugestões.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails